Setor de vendas tem 38 mil vagas abertas em todo país, segundo BNE

Published by fabianocerj on

São Paulo concentra maior volume de oportunidades (10.035), seguido pelo Paraná (3.108)

O Brasil registrou 38.050 vagas abertas para vendedores entre janeiro e setembro de 2025, segundo dados do Banco Nacional de Empregos (BNE). A projeção da plataforma é de que o número ultrapasse 50 mil até o fim do ano, superando o total de oportunidades abertas em 2024, quando foram registradas 43.838 vagas.

As buscas por oportunidades também estão em alta: a plataforma contabiliza 78 mil pesquisas por vagas em vendas em 2025, superando o total registrado de janeiro a dezembro de 2024 (75 mil).

Em relação às candidaturas, de janeiro a setembro, o número chegou a 71.206 e a estimativa para 2025 é que o número chegue a 94 mil, se igualando ao ano anterior.

Vagas por estado

São Paulo é o estado com maior volume de oportunidades no mercado de vendas, com 10.035 vagas abertas em 2025. Na região Sul, o Paraná aparece com 3.108 vagas, seguido por Santa Catarina (3.038). No Centro-Oeste, Goiás se destaca como principal polo, com 2.211 oportunidades.

Apesar de São Paulo liderar em números absolutos, o cenário muda quando se observa a relação entre candidaturas e população. O estado registrou 15.461 candidaturas, número muito próximo ao do Paraná, com 15.408 inscrições. Porém, com uma população significativamente menor, o Paraná passa a ocupar a liderança proporcional.

Essa diferença indica que estados de menor porte estão movimentando o mercado com maior intensidade, demonstrando dinamismo e capacidade de absorção de profissionais no setor de vendas.

“O crescimento proporcional do Paraná mostra que as menores unidades federativas estão impulsionando o setor e remodelando o mapa de oportunidades no Brasil”, afirma José Tortato, COO do Banco Nacional de Empregos.

Sobre o Banco Nacional de Empregos

Há mais de 20 anos no mercado, o Banco Nacional de Empregos (BNE) é um dos sites de currículos mais importantes do Brasil. O principal objetivo é facilitar a interligação entre o empregador e empregado no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente. O BNE conta com mais de 135 mil empresas cadastradas, que buscam currículos diariamente e oferecem diversas novas oportunidades de trabalho todos os dias. 

Setor de vendas tem 38 mil vagas abertas em todo país, segundo BNE
José Tortato, COO do Banco Nacional de Empregos. Foto: Divulgação